Sinais de Apito
Os sinais de apito servem para dar uma ordem ou chamar os escutas sem ter que “berrar” essa mesma ordem. Têm também a vantagem de que o som do apito alcança uma distância maior sendo, por isso, mais eficaz em campo do que utilizar a voz. Devem ser obedecidos prontamente pelas Patrulhas.
São normalmente uma sucessão de apitos breves e/ou longos. Alguns deles são a letra inicial da palavra a que correspondem em Morse (se calhar não sabias esta… 😉 ?).
Aqui ficam os principais, sendo que um apito curto é representado por um ponto (·) e o longo por um traço (—).
Alerta (·)
Serve para chamar a atenção para alguma situação. Exemplos: para dar o início a um jogo. Em campo, perto do final da tarde, para assinalar o arriar das bandeiras. Não confundir com o apito de chamada geral.
Chamada geral (? ········)
Para chamar todas as Patrulhas. Habitualmente para formar. Sendo o primeiro apito do dia, é o sinal de alvorada. Toca a saltar do saco-cama!
Chamada para Guias (— — · letra G)
Chamada para todos os Guias de Patrulha. Para dar instruções ou para o Conselho de Guias.
💡Provavelmente é boa ideia levar a vara com a bandeirola!…
Refeição (· — · letra R)
Chamada para refeição. Geralmente utilizada em campo.
Silêncio (———— )
Utilizado tipicamente para assinalar o grande silêncio após o fogo-de-conselho, quando chega a hora de deitar e fazer silêncio absoluto no campo. Também pode ser utilizado em jogos ou outras actividades quando se pretenda que os escutas façam silêncio.